sexta-feira, 15 de abril de 2016

Acordo sobre clima será em Paris na próxima semana

 
Chefes de delegações na COP-21, em Paris
Esboçado30 de novembro – 12 de dezembro de 2015
Assinado22 de abril de 2016
LocalNova York,  Estados Unidos
Selado12 de dezembro de 2015
DepositárioSecretário-Geral das Nações Unidas
LínguasÁrabe, Chinês, Inglês, Francês, Russo e Espanhol
As Nações Unidas anunciaram nesta sexta-feira que 155 países devem assinar na próxima semana o acordo contra a mudança climática estipulado em dezembro do ano passado em Paris.
A assinatura acontecerá em uma cerimônia marcada para o próximo dia 22 na sede da ONU, na qual se espera a presença de mais de 60 chefes de Estado e de governo.
Nunca antes na história da organização se tinha alcançado um número tão alto de países que assinam uma convenção internacional no primeiro dia em que fica aberta para sua assinatura.
Entre os signatários estarão algumas das maiores potências industriais sobre clima do mundo e vários dos principais emissores de gases do efeito estufa, como China, Estados Unidos, Índia, Japão e vários países da União Europeia.
O Acordo de Paris entrará em vigor 30 dias depois que pelo menos 55 países tenham apresentado os instrumentos de ratificação da Convenção Marco da ONU sobre a Mudança Climática.
Alguns países indicaram que depositarão os instrumentos de ratificação imediatamente depois da assinatura da convenção, no próprio dia 22 de abril, enquanto em muitas nações se requer a aprovação parlamentar.
O acordo é o primeiro pacto universal de luta contra a mudança climática e foi alcançado na cúpula sobre clima (COP21) em Paris com o objetivo-chave de controlar o aquecimento global.
Concretamente, o acordo procura evitar que o aumento da temperatura média do planeta supere os dois graus em relação aos níveis pré-industriais.

Nenhum comentário:

Postar um comentário