domingo, 10 de abril de 2016

Original de Shakespeares é encontrado na Escócia

"First Folio" em três livros, encontrados na Ilha de Bute, na Escócia (Foto: The Independent)
 
Uma edição original do “First Folio” – livro lançado em 1623 com um compilado de 36 peças de William Shakespeare – foi encontrado na Escócia.
Publicado originalmente com o título “Mr. William Shakespeares Comedies, Histories, & Tragedies”, o livro tem quase todas as histórias do autor britânico, incluindo Romeu e Julieta e Hamlet. Quinze peças, incluindo a comédia A Tempestade e a tragédia Macbeth, eram inéditas até a publicação do "First Folio".
A professora Emma Smith, especialista em Shakespeare da Universidade de Oxford, atestou que o livro encontrado é um original da época. Com a nova descoberta, agora já existem 234 cópias do “First Folio” conhecidas por especialistas. De acordo com eles, os editores John Hemings e Henry Condell imprimiram 750 cópias do livro, sete anos depois da morte de Shakespeare.
A cópia foi encontrada na mansão Mount Stuart House, na Ilha de Bute, território da Escócia. De acordo com registros no próprio livro, o exemplar pertenceu a Isaac Reed, conhecido editor literário londrino do século 18.
Uma carta encontrada nos arquivos de Reed informa que ele adquiriu sua cópia do “First Folio” em 1786. Em 1807, após a morte do editor, o livro foi vendido para um comprador desconhecido por apenas R$ 198, de acordo com outro documento encontrado na residência de Isaac Reed.
A edição encontrada na mansão tem também uma particularidade: diferente de outros exemplares já conhecidos, o “First Folio” que pertenceu a Isaac Reed está dividido em três livros, com páginas em branco que, presumivelmente, seriam preenchidas por ilustrações. A professora Smith até cogitou que a edição seja prévia ao lançamento oficial da publicação.
“Em termos de descobertas literárias, não há nada muito maior do que encontrar uma edição do 'First Folio' e ficamos realmente muito animados de ter sido descoberta em nossa casa”, disse Alice Martin, responsável pelas coleções da Mount Stuart House.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário