quarta-feira, 13 de abril de 2016

Estudante vietnamita inventa máquina barata que produz água potável

Um estudante vietnamita diz ter inventado uma máquina que produz água doce
 a partir de água salgada e que se chegar à fase de produção industrial poderia custar menos de US$ 45 a unidade, informa nesta quarta-feira a imprensa local.
O inventor é Nguyen Tan Loi, de 17 anos, estudante do Instituto Nguyen Dinh Chieu da cidade de Ben Tre, capital da sulina província do mesmo nome, situada a 71 quilômetros ao sudoeste de Ho Chi Minh (antiga Saigon), segundo o site "VietnamNet Bridge".
A ideia ocorreu após visitar uma zona do Vietnã de população humilde e onde a água potável é escasso.
Loi começou a trabalhar em maio de 2015 e em janeiro já tinha construído uma máquina que produz água doce a partir de água salgada e que obtém de um painel solar a energia que necessita para funcionar.
"A primeira máquina tem pouca capacidade porque só tem um cano de plástico. Só proporciona a água suficiente para beber. Penso em criar uma máquina com sete canos de plástico que produzirá 30 litros de água diários", explicou Loi ao citado meio.
O inventor acredita que quando o artifício entrar em uma linha de "produção industrial, seu custo poderia ser menos de um milhão de dongs (US$ 45)".
Cerca de 884 milhões de pessoas no mundo carecem de um acesso seguro à água potável, segundo dados da ONU, organismo que reconheceu em 2010 como um direito humano o acesso à água potável e ao saneamento.
 
Resultado de imagem para fotos de água doce pronta para consumo
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário