quinta-feira, 21 de abril de 2016

Mensagem de garrafa de mais de 108 anos é a mais antiga do mundo

 
A mensagem de garrafa mais antiga do mundo, oficialmente confirmada pelo Guinness World Records, foi enviada em 1906 por um biólogo chamado George Parker Bidder, que estava pesquisando sobre os padrões das correntes marítmas. O objeto foi encontrado, ironicamente, por uma funcionária aposentada dos correios da Alemanha.
Marianne Winkler estava de férias em Amrun, uma das ilhas germânicas ao Norte do país, em setembro do ano passado, quando encontrou o objeto, que, atirado na água em 30 de novembro de 1906, ficou mais de 108 anos desaparecido. Através do vidro, ela conseguiu ler a mensagem: "Quebre a garrafa". Marianne, no entanto, extraiu de dentro um cartão postal com um texto em inglês, alemão e holandês, pedindo que o material fosse entregue à Associação Biológica Marinha, em Devon, no Reino Unido.
Como não havia uma data de envio, Marianne não sabia da antiguidade do objeto. Ela simplesmente seguiu as instruções, preenchendo a data em que foi encontrado o material, colocando o cartão postal num envelope e enviando tudo pelo correio para o endereço descrito.
Fundada em 1884, a associação se tornou um instituto mundialmente conhecido entre biólogos marinhos. Os cientistas ficaram impressionados quando a garrafa chegou pelo correio, mas eles se lembraram do nome de Parker Bidder, que foi presidente da entidade de 1949 a 1945. Ele morreu em 1954, aos 91 anos. As mensagens em garrafas ajudaram a provar que as correntes submersas do Mar do Norte se movem do Leste a Oeste.
Na mensagem encontrada, Parker prometia um xelim, unidade de moeda muito comum em vários países na época. Seria uma quantia significativa há mais de cem anos, mas, hoje, os cientistas não arriscaram uma conversão. Eles encontraram um xélim antigo e pretendem pagar o prometido por seu ex-presidente.



Nenhum comentário:

Postar um comentário