domingo, 10 de abril de 2016

Cápsula Dragon da SpaceX chega à Estação Espacial Internacional

Imagem da Nasa TV mostra a cápsula Dragon da SpaceX na Estação Espacial Internacional neste domingo (10) (Foto: Nasa/AFP)
 
A cápsula não tripulada Dragon da empresa americana SpaceX chegou neste domingo à Estação Espacial Internacional (ISS) com material, informou a Nasa.
Esta é a primeira missão de carga da cápsula Dragon ao laboratório espacial desde o acidente do foguete de lançamento Falcon 9 há 10 meses.
A cápsula, que foi lançada de Cabo Canaveral (Flórida) na sexta-feira, foi acoplada pelo braço robótico da ISS, manipulado pelo astronauta britânico Timothy Peake, da Agência Espacial Europeia (ESA), às 11H23 GMT (8H23 de Brasília), para depois ser fixada ao módulo Harmony da Estação.
A Dragon transporta 3,1 toneladas de mantimentos e material científico, que inclui uma câmara espacial inflável que os astronautas devem testar em microgravidade e que será temporariamente acoplada à estação orbital.
A nave também transporta ratos para experimentos e sementes de alface para o cultivo. No ano passado, os astronautas comeram alface cultivada no espaço pela primeira vez.
Conseguir produzir comida no espaço seria um grande avanço nos esforços da Nasa para enviar astronautas a viagens mais longas nas próximas décadas, como a um asteroide ou a Marte.
A cápsula Dragon permanecerá na ISS até 11 de maio e deve retornar com mostras de sangue e urina recolhidas durante os 340 dias que passaram na Estação o americano Scott Kelly e o russo Mikhail Korinenko, como parte de uma experiência sem precedentes para estudar os efeitos fisiológicos e psicológicos das estadias prolongadas no espaço, com o objetivo de preparar uma missão a Marte.
 
Cápsula Dragon da SpaceX na Estação Espacial Internacional (Foto: Nasa/AFP)

Nenhum comentário:

Postar um comentário