quinta-feira, 28 de abril de 2016

Descubra no IBGE se seu nome saiu da moda no Brasil

O ano era 1995 e a novelista Glória Pérez trazia um novo folhetim de sucesso à TV Globo. Milhares de vezes por capítulo em Explode Coração, o nome da protagonista soava: "Dara", dizia muitas vezes o cigano Igor na tela. Anos depois, o IBGE mostra que a personagem interpretada por Teresa Seiblitz calou fundo nos telespectadores. O nome deu um salto espantoso: crescimento de 4.592% na década de 1990. Eram apenas 163 Daras na década de 1980 e foram contabilizadas nada menos que 7.648 na década seguinte.
 
 
O dado curioso faz parte do levantamento inédito que o IBGE publicou nesta quarta-feira, com base no Censo de 2010. O instituto registrou 130.348 nomes diferentes na população, 63.456 masculinos e 72.814 femininos. Não há surpresas entre os campeões: Maria, com 11,7 milhões, e José, com 5,7 milhões, são os recordistas. Provavelmente não é uma coincidência que o casal mais emblemático do cristianismo esteja tão bem representado num país como o Brasil.
O mais interessante (e viciante) é o que o IBGE disponibilizou em um site dedicado ao projeto "Nomes do Brasil" uma ferramenta (clique aqui) onde todo mundo pode ver a evolução da popularidade de seu nome através do tempo. Você se chama como se chama por uma idiossincrasia do seus pais ou apenas por mais um modismo de época?
 
 
O caso de Dara não é isolado. Cauã passou de 2.069 pessoas na década de 90 para 83.253 na década passada, com o estrelato do ator Cauã Reymond. É possível saber que Estado da federação tem predileção por seu nome. No caso de Cauã é o Rio de Janeiro.
O levantamento por décadas também mostra a ascensão e queda de alguns nomes. É o caso de Raimunda.
Também mostra que, se você se chama Flávia, por exemplo, o mais provável é que encontre por aí muito mais pessoas na casa dos 30 anos do que crianças se chamando assim. O nome, ao lado de André, eram muito mais populares nos anos 80 do que é hoje. Ou seja, Flávia, você não está mais na moda.
Se você imagina que seus pais foram criativos demais na hora de escolher seu nome, a ferramenta pode te frustrar. O IBGE avisa que só nomes com mais 20 ocorrências foram contabilizados. Boa sorte!
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário