segunda-feira, 11 de abril de 2016

População mundial de tigres aumenta pela primeira vez em um século

A população mundial de tigres selvagens aumentou quase 22% nos últimos 6 anos até se situar em 3.890, a primeira alta em um século, segundo dados da organização ambientalista Fundo Mundial para a Natureza (WWF, em inglês).
 
Filhotes de tigre nascidos em 2015 na Indonésia
 
"Pela primeira vez após décadas de constante diminuição, o número de tigres está aumentando", indicou o diretor-geral da WWF, Marco Lambertini, em comunicado divulgado nesta segunda-feira por ocasião da realização da III Conferência sobre Conservação de Tigres, que começará amanhã em Nova Délhi.
A população desta espécie em perigo de extinção era de cerca de 100 mil animais há um século e de 3,2 mil em 2010, um número que teve um aumento desde então de 700 tigres graças a "múltiplos fatores" como maior qualidade nas pesquisas e melhor proteção.
A Índia concentra a maior população, com 2.226 tigres em seu território, seguida pela Rússia e Indonésia, que contam com 433 e 371 destes animais, respectivamente, segundo os dados recopilados por WWF e o Fórum Global do Tigre (GTF, em inglês).
Na Conferência sobre Conservação de Tigres realizada na Rússia em 2010, os governos de diferentes países se comprometeram a dobrar a quantidade mundial de tigres selvagens para 2022.
O chefe dessa iniciativa da WWT, Michael Baltzer, advertiu que especialmente no Sudeste Asiático existe um "risco iminente" de "perder" os tigres se os governos não atuarem "imediatamente".
"A diminuição global foi detida, mas ainda não existe um lugar seguro para os tigres", alertou Baltzer.
Segundo dados da ONG Traffic citados pela WWT, pelo menos 1.590 destes felinos foram resgatados do mercado ilegal pelas forças de segurança de diferentes países entre 2000 e 2014.

Nenhum comentário:

Postar um comentário