sábado, 2 de abril de 2016

Grãos de ouro - La Quinua

 
Peru e Bolívia travam uma batalha. Os exércitos de camponeses dos dois países lutam pela liderança mundial da produção e exportação do “grão de ouro”: a quinoa, o alimento que na última década ficou famoso no mundo todo por seus benefícios nutricionais. Raúl Veliz vive em carne própria essa “guerra”. Em Salinas de Garci Mendoza (município do oeste da Bolívia, a capital da quinoa), Veliz comanda um grupo de 200 produtores que vem perdendo terreno frente à concorrência dos agricultores peruanos. Os peruanos ampliaram sua produção em 119,3% e suas exportações em 96,6% entre 2013 e 2014.
 
Cocina en la costa norte
 
Considerada o grão de ouro. A Assembleia Geral das Nações Unidas declarou o ano 2013 como o Ano Internacional da Quinoa, um astro dos nossos grãos dos Andes. Alimento ancestral, insumo nutritivo, na era pré-hispânica foi um dos insumos mais importantes –junto com a batata- na dieta peruana. Segundo dados da FAO (Food and Agriculture Organization), esta planta andina teve sua origem nos arredores do lago Titicaca, que é compartilhado pelo Peru e pela Bolívia -onde se encontra a maior diversidade e variação genética-, e sua domesticação pode ter ocorrido entre -
os anos 3.000 e 5.000 antes de Cristo. Também indica que a quinoa cresce de forma natural na zona andina, da Colômbia (Pasto) até o norte da Argentina (Jujuy e Salta) e o sul do Chile, sendo a Bolívia e o Peru os maiores produtores da região. No entanto, seu cultivo espalhou-se pelo mundo. Os Estados Unidos também são grandes produtores do apreciado grão. Na França, Inglaterra, Suécia, Dinamarca, Holanda e Itália também a cultivam, assim como no Canadá, no Quênia e no norte da Índia. Em termos de valor nutricional, é sabido que é um bom alimento para crianças e esportistas (tem um alto valor proteico), diabéticos (contém gorduras monoinsaturadas e poliinsaturadas, o que diminui o colesterol no sangue), celíacos (contém pouquíssimo glúten) e pessoas com intolerância à lactose. Possui maior quantidade de minerais que os cereais (seu conteúdo de vitamina B e C é superior ao do trigo), e é rico em fibras. Também age como antioxidante.
Por todos esses motivos, a gastronomia peruana nunca perdeu de vista a quinoa. Embora seu consumo esteve associado aos pratos caseiros, preparados da maneira mais humilde, foi com o movimento da cozinha Novo Andina que se propôs sua revalorização. O célebre quinoto, criado há três décadas, demonstra isso, e poderia ser considerado o ponto de partida para a criatividade que, ainda que de forma paulatina, destacou este ingrediente na mesa gourmet. Hoje em dia o Peru orgulha-se não só do sabor e da textura deste grão, mas também das muitas variedades orgânicas que nossos agricultores andinos se encarregam de proteger.
El País.com
 
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário