quinta-feira, 11 de junho de 2015

A atmosfera do Sol é aquecida por dínamo abaixo de sua superfície, sugere um estudo

 
A atmosfera do Sol pode ser aquecida por uma fonte de energia magnética liberada por um dínamo logo abaixo da superfície do Sol, sugere um estudo publicado na revista “Nature” nesta semana. Uma série de teorias foram levantadas para explicar como a atmosfera solar é aquecida por energia magnética, mas os modelos que podem descrever o modelo completo sempre esteve em falta. A nova pesquisa identifica um mecanismo para converter essa fonte de energia em calor.
Determinar o processo que aquece o sistema solar tem sido um problema de longa data. Sugeriu-se que os campos magnéticos de pequena escala na superfície do Sol transportam uma quantidade substancial de energia que pode aquecer a atmosfera solar. O cientista da Escola Politécnica de Palaiseau, na França, principal responsável pelo estudo, Tahar Amari, e colegas relatam um modo que esse processo pode ocorrer.
Eles assumem que os campos magnéticos são produzidos por dínamos magnéticos de pequena escala, que causam pequenas erupções que liberam energia para aquecer a cromosfera do sol, enquanto a coroa é aquecida pela dissipação das ondas. O modelo mostra um campo magnético complexo na superfície do Sol, assemelhando-se às raízes e aos ramos de manguezais, o que é consistente com inferências de dados observacionais de como aquele campo pode se parecer, o que fortalece a sua teoria.


 

Nenhum comentário:

Postar um comentário