terça-feira, 30 de junho de 2015

Duas noites para ver Vênus ao lado de Júpiter

Estrelas, planetas, nebulosas e muito outros objetos celestes estão muito distantes da Terra. Mas é justamente esta distância astronômica que permite ver o movimento aparente dos astros.
Na noite de 30 de junho e na noite de 1 de julho de 2015 acontece um evento especial: a maior aproximação entre os planetas Vênus e Júpiter.
Os astrônomos profissionais e amadores já estão preparando suas máquinas fotográficas e binóculos para registrar este momento especial. Mas dá para ver até a olho nu, com um pouco de paciência.

 
A dança de Vênus e Júpiter
Os dois planetas não vão se chocar no céu, não vai acontecer nenhuma “trombada planetária”. Eles se movimentam e é a grande distância relativa dos objetos celestes, em relação a um observador que está na superfície da Terra, que dará a “impressão” de que os dois planetas vão ficar quase que lado a lado e até mudarem de posição em relação ao outro. Tecnicamente chamamos esta impressão visual “movimento aparente dos astros”.
A “dança” entre Vênus e Júpiter começou há alguns dias e a máxima aproximação aparente acontece na noite de 30 de junho. Mas se você perder esta noite tem também a noite de 1 de julho para tentar apreciar.
Mas como achar os planetas?
É mais fácil do que você imagina. Vênus, então, é tão brilhante que costuma ser chamado de “estrela Dalva”. Ele aparece como um ponto muito brilhante no céu logo depois que o sol se esconde no horizonte. Pouco tempo depois, acima de Vênus, desponta Júpiter que tem uma cor amarelada.
 
Tudo isto poderá ser visto a olho nu, até com a interferência das luzes das grandes cidades. Mas se você estiver fora das poluição luminosa urbana, poderá apreciar o céu com mais nitidez. E se você tiver um binóculo para observação astronômica (que não precisa ser um super equipamento), poderá ver até as quatro grandes luas de Júpiter.
A animação simula o movimento aparente entre Vênus e Júpiter entre os dias 26 de junho e 1 de julho. No dia 30 de junho teremos a impressão que os dois planetas estarão “um ao lado do outro”. No dia 1 de julho, Vênus “passa” Júpiter e fica acima dele.
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário