terça-feira, 23 de junho de 2015

Após Vênus e Júpiter, Lua terá aproximação com Saturno, ainda este mês

 Foto: Jurcy Querido / vc repórter
 
O satélite apareceu próximo a Júpiter e Vênus no último domingo; astrônomo diz que as aproximações ocorrem diversas vezes por ano Para quem gosta de observar o céu, cada fenômeno é um novo espetáculo. No próximo domingo (28), os amantes da astronomia poderão ver a olho nu uma aproximação entre a Lua e Saturno.

Vênus, Júpiter e a Lua em foto do último sábado (20) (Foto: csath07 | flickr | creative commons)
 
Um fenômeno semelhante ocorreu no último domingo (21), quando o satélite apareceu próximo a Júpiter e Vênus. De acordo com Marcos Calil, coordenador científico do Planetário e Teatro digital de Santo André e consultor de astronomia da agência meteorológica Climatempo, a configuração ficou bastante visível no Brasil inteiro, graças às condições meteorológicas “muito favoráveis”.
O astrônomo afirmou que, até o final do mês de junho, Saturno pode ser observado a olho nu, surgindo no horizonte leste, logo no início da noite. O planeta de cor amarelada atinge seu ponto mais alto no céu por volta das 22h30. No dia 28, especialmente, Saturno aparecerá próximo à lua, com 88% do disco iluminado. Calil explicou que a Lua ofuscará o brilho do planeta e disse que, para ver Saturno com maior nitidez, o ideal é observá-lo nos dias em que não há aproximação.
Apesar de a proximidade aparente entre planetas gerar encanto e despertar a curiosidade dos observadores, o astrônomo esclareceu que o fenômeno é bastante comum. “Acontece diversas vezes durante o ano”, disse. “No dia 30 de junho, teremos aproximação entre Vênus e Júpiter. Vão ficar bem do ladinho um do outro, logo ao anoitecer. Basta olhar para cima para ver”, completou.
Calil afirmou que, no dia 18 de julho, outro espetáculo celeste deve atrair a atenção de observadores. “A Lua estará entre Júpiter e Vênus, observando da linha do horizonte para cima. Vai ser muito bonita essa configuração. Vai ter também uma estrela brilhante, um pouco acima, que é a estrela Regulus, da constelação de Leão. Vamos torcer para que tenhamos um céu aberto, para que as pessoas possam ver”, finalizou.

Nenhum comentário:

Postar um comentário