A Europa está repleta de lugares incríveis para conhecer, como as grandes Londres, Paris, Madri e Roma. Cidades como essas mostram, a seus visitantes, um vasto passado histórico e aspectos culturais interessantes, que podem ser vistos em antigos monumentos ou até mesmo na gastronomia local.
Além de vibrantes capitais, o continente europeu conta com belos parques nacionais para relaxar e aproveitar áreas intocadas pelo homem, ver sua grande biodiversidade e conhecer trilhas em meio à mata. Um dos mais inóspitos é o Parque Nacional Vatnajökull, na Islândia, que é o maior da Europa, cobrindo uma área de 1,2 milhão de hectares.
Para praticar atividades como esqui, escalada, caminhada e ciclismo, o Dolomiti Bellunesi, na Itália, oferece uma grande área para os esportes, com amplos vales cobertos de florestas, lagos e rios. Aqueles que desejam ter uma vista privilegiada de áreas naturais fantásticas, podem voar em um balão de ar quente no Parque Nacional de Göreme, na Turquia, com a região histórica de Capadócia logo abaixo.
Os dez melhores parques nacionais da Europa:
Parque Nacional Vatnajökull, Islândia - Inaugurado em junho de 2008, esse é o maior parque nacional da Europa, cobrindo 1,2 milhão de hectares, equivalente a 12% da área da Islândia. Sua incrível paisagem de contrastes conta com grandes geleiras e resquícios de lava. O local tem diversas áreas para camping, trilhas, prática de esqui e escalada e tours guiados.
Parque Nacional Jostedalsbreen, Noruega - O parque abriga a maior geleira da Europa, que tem uma área de quase 49 mil hectares e tomou forma com erosões. Para os mais aventureiros, o local disponibiliza espaços onde é possível fazer escalada e trilhas. O Parque Nacional Jostedalsbreen conta com diversas espécies de animais, que vão dos maiores, como o urso-pardo e o veado-vermelho, aos menores, como lebres, peixes, esquilos e insetos.
Parque Nacional Oulanka, Finlândia - Localizado na região
norte da Finlândia, o parque nacional tem sua bela paisagem totalmente modificada pelas estações ao longo do ano. A imensa área de 27 mil hectares já foi habitada durante o século 17 e se tornou um espaço protegido em 1956. O local abriga mais de 500 espécies de plantas e animais, como pássaros, esquilos, ursos e linces. Seus visitantes podem praticar diversas atividades, como trilhas, canoagem, pesca, tours guiados, trabalho voluntário e muito mais.
Parque Nacional de Timanfaya, Espanha - Inúmeras montanhas avermelhadas dão uma aparência única à paisagem do parque. Uma de suas características mais impactantes são as cinzas vulcânicas espalhadas pela área e o vulcão ativo Timanfaya, que deu nome ao local. Todos os seus detalhes e sua beleza fazem com que o parque nacional seja o terceiro mais visitado da Espanha e segundo das Ilhas Canárias.
Parque Nacional de Göreme, Turquia - Imagine voar em um balão de ar quente e ter a incrível paisagem da região histórica de Capadócia logo abaixo. O Parque Nacional de Göreme fica na área vulcânica das montanhas Hasan e Erciyes, totalmente esculpidas por erosões. O território é um dos mais famosos da Turquia, onde casas e igrejas são feitas em grandes pedras, e se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco em 1985.
Parque Nacional Dolomiti Bellunesi, Itália - Apesar de suas montanhas fazerem parte dos Alpes, elas não se parecem muito o resto da cadeia. A área é caracterizada por largos vales cobertos de florestas, lagos e rios, e também conta com a Piani Eterni, uma caverna com 30 quilômetros de extensão que é a maior de Veneto e uma das mais longas de toda a Itália. O parque atrai turistas de diversos lugares, que vão praticar esqui, escalada, caminhada, ciclismo e base jumping.
Parque Nacional da Suíça Saxônica, Alemanha - Cobrindo duas áreas de 9350 hectares, o parque fica no coração da parte alemã das Montanhas de Arenito do Elba, chamada de Suíça Saxônica. Sua paisagem consiste em um grande cânion, e seu pico mais alto fica a 556 metros de altitude. A atividade mais comum entre os visitantes é a prática de trilhas, que passam por toda a área, repleta de vales, rios e florestas. No local, a ponte Bastei, sobre o rio Elba, é o melhor ponto do parque nacional para assistir o sol nascer.
Parque Nacional dos Lagos de Plitvice, Croácia - Com 16 lagos interconectados, o parque nacional é um paraíso europeu com águas de tons azuis a verdes. Em 1949, o local foi declarado uma área protegida pela antiga Iugoslávia, e em 1979 se tornou um Patrimônio da Humanidade da Unesco. O parque conta com 1267 espécies de plantas e, entre elas, algumas raras e protegidas. A área também é lar de diversos tipos de animais, como porco-espinhos, musaranhos, martas e javalis.
Parque Nacional Triglav, Eslovênia - Raramente visitado por turistas, o parque nacional tem seu ambiente praticamente intocado e é o único da Eslovênia, batizado em homenagem a sua maior montanha, a Triglav, com 2864 metros de altitude. A área é muito popular entre os praticantes de trilhas e escaladas que estão acostumados com o relevo local. A bela paisagem conta com águas puras, cânions profundos, grandes florestas, rica biodiversidade e jardins de flores coloridos. A área é habitat de animais como camurças, veados-vermelhos, ursos-pardos e linces.
Lake District National Park, Inglaterra - Com uma área de quase 230 mil hectares, esse é o maior parque nacional do Reino Unido, e um dos locais preferidos dos ingleses. Suas pequenas fazendas e cabanas, em meio a montanhas verdes e lagos, fazem com que os visitantes se sintam em um conto de fadas do século 19. Entre as atividades oferecidas estão um tour guiado, caminhadas, passeios de caiaque, pescaria e programas especiais para crianças, famílias e adolescentes.
Nenhum comentário:
Postar um comentário