quinta-feira, 4 de junho de 2015

NASA quer rastrear drones usando antenas de celulares

Drone

A operadora de telefonia Verizon e a Nasa estão trabalhando junto para construir um sistema de torres de telefonia celular que consigam rastrear drones civis e comerciais nos Estados Unidos, segundo documentos obtidos pelo jornal inglês The Guardian.
Segundo o acordo, assinado no ano passado, a Nasa  irá desenvolver um sistema de controle de tráfego aéreo para rastrear drones usando radares, satélites ou sinais celulares.
A agência espacial americana irá começar a testar o sistema ainda nesse meio de ano, enquanto a Verizon planeja desenvolver uma forma de monitorar drones em sua rede celular até 2017, na esperança de lançar a nova tecnologia em 2019.
Ainda segundo os contratos obtidos pelo Guardian, o Google e a Amazon aceitaram ajudar a Nasa nos testes, que irão acontecer no Centro de Pesquisa Ames, na Califórnia. O Google iria compartilhar dados de seu Projeto Wing e carro autônomo, enquanto a Amazon iria testar seus drones de entrega no centro da Nasa.
O projeto de 500 mil dólares quer facilitar os voos seguros para drones comerciais e civis, ao mesmo tempo que implementa tecnologia que os manteriam longe de áreas proibidas (como a Casa Branca).
O sistema também permitiria que operadoras pousassem drones quando o clima estiver ruim, e controlar o tráfego aéreo desses veículos para evitar colisões no ar. A agência de aviação americana ainda precisa criar a regulamentação para drones, mas o projeto da lei quer estabelecer um limite de altitude e velocidade para os veículos não-tripulados.
Exame.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário