terça-feira, 10 de novembro de 2015

Após cúpula preparatória, países querem acordo universal sobre clima em Paris

Os 70 países que participaram durante os últimos três dias da conferência informal preparatória da iminente Cúpula do Clima (COP21) concordam que é necessário alcançar um "acordo universal", anunciou nesta terça-feira o ministro francês das Relações Exteriores, Laurent Fabius.
O chefe da diplomacia francesa manifestou ao apresentar as conclusões que conta com a "confirmação de uma vontade compartilhada de alcançar um acordo universal" porque a comunidade internacional tem uma "obrigação absoluta de sucesso" na cúpula.
Paris foi o palco desde domingo de uma reunião onde 70 países estiveram representados (60 deles por seus ministros) para acercar posturas antes do início da Cúpula do Clima entre 30 de novembro e 11 de dezembro.
"O trabalho que resta é considerável, mas o sucesso é imprescindível", ressaltou Fabius, que enumerou algumas das posições comuns do grosso dos países envolvidos, como fazer um balanço do estipulado a cada cinco anos para que "revise em alta os compromissos nacionais" ou buscar novas formas de financiamento.
As conclusões foram apresentadas por Fabius junto com o ministro peruano de Ambiente, Manuel Pulgar Vidal, e a responsável da ONU para a mudança climática, Christiana Figueres.
Pulgar Vidal destacou que o objetivo desta reunião prévia não era alcançar acordos concretos, mas criar "um bom ambiente de confiança para avançar na COP21", algo que segundo sua opinião ocorreu, o que permite ser otimista por um texto final ao término da cúpula.

Nenhum comentário:

Postar um comentário