segunda-feira, 30 de novembro de 2015

Países se comprometem a duplicar investimento em energia limpa s

 
 
Vinte das principais economias mundiais se comprometeram nesta segunda-feira a duplicar o investimento em pesquisa e desenvolvimento de energias e tecnologias com baixo índice de carbono nos próximos cinco anos, até alcançar um total de US$ 20 bilhões.
O anúncio, feito na 21ª Conferência das Partes (COP21) da Convenção-Quadro das Nações Unidas sobre Mudança do Clima (UNFCCC), faz parte da iniciativa "Missão Inovação, acelerando a revolução da energia limpa" promovida pelo bilionário Bill Gates para unir a iniciativa público-privada na promoção das tecnologias livres de carbono.
Os 20 países que aderiram à "Missão Inovação" somam 80% da pesquisa e desenvolvimento em energias limpas e são: Brasil, Austrália, Canadá, Estados Unidos, China, Índia, Chile, Reino Unido, México, Dinamarca, França, Alemanha, Indonésia, Itália, Japão, Noruega, Coreia do Sul, Arábia Saudita, Suécia e Emirados Árabes.
A iniciativa faz parte de outra ainda maior, "Breakthrough Energy Coalition", que reúne 28 grandes investidores de dez países, que se comprometem a proporcionar o capital inicial para o desenvolvimento de tecnologias de ponta nos grandes laboratórios do mundo, assim como facilitar seu desenvolvimento em grande escala.
Entre os magnatas que acompanham Gates (o maior doador) nesta iniciativa estão Jeff Bezos, fundador de Amazon; o megainvestidor George Soros, Mark Zuckerberg, cocriador do Facebook; e Meg Whitman, da Hewlett Packard.
O objetivo, segundo Gates, é "colocar bilhões para buscar novos enfoques tecnológicos que permitam acelerar a transição para uma economia baixa em carbono e, definitivamente, acelerar as soluções para a mudança climática".
"Estamos diante de uma associação sem precedentes entre o setor privado e o público no mundo todo para promover energia limpa para todos", disse o presidente americano, Barack Obama, que junto ao líder francês, François Hollande, atuou como anfitrião da iniciativa, junto a Gates.
Os integrantes dessas iniciativas reconhecem a necessidade de acelerar o desenvolvimento de soluções de energia limpa para acompanhar a urgência de combater a mudança climática.

Nenhum comentário:

Postar um comentário