segunda-feira, 16 de novembro de 2015

O Kuwait quer usar árvores para se proteger das tempestades de areia

 (Foto: Flickr/Essam)
 
A ocorrência de tempestades de areia é comum no Kuwait. Localizado entre a Arábia Saudita e o Iraque, o país é atingido por formações com centenas de metros de altura que podem chegar a até 100 km/h.
"As tempestades têm crescido demais", afirmou o metereologista Essa Ramadan, do Departamento Metereológico do Kuwait. "A construção de represas na Turquia, a mudança climática e a destruição do meio ambiente causados com o início da Guerra do Golfo são alguns dos motivos de isso estar acontecendo."
Para se proteger dessas formações ambientais, a Kuwait Oasis, uma organização não-governamental, planeja plantar mais de 315 mil árvores nas fronteiras do país até 2019, para segurar as areias em movimento.
Uma iniciativa parecida fez o mesmo na Mongólia e teve bons resultados: as tempestades de areia caíram de 80 para 5 ao ano. A ideia é usar uma tecnologia que incuba as plantas de forma a coletar a água do ar durante a noite por meio de condensação e previne a evaporação durante o dia. Dessa forma, cada árvore consome 35 vezes menos água do que o normal. 
O único empecilho para a implantação do projeto é a guerra. "Os conflitos são uma grande barreira", diz Ramadan. "Precisamos da cooperação do Iraque, da Síria e da Arábia Saudita."
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário