sábado, 28 de novembro de 2015

COP21: manifestantes pedem medidas contra mudança climática

Ativistas filipinos usam máscaras de caveira durante protesto contra o aquecimento global em Quezon, na região metropolitana de Manila, neste sábado (28) (Foto: Erik De Castro/Reuters)
 
Milhares de pessoas protestaram neste sábado (28), em diferentes cidades ao redor do mundo, para reivindicar um acordo ambicioso contra a mudança climática, às vésperas da Conferência de Paris, a COP21, organizada sob um forte esquema de segurança após os atentados de 13 de novembro.
O que é a COP21?
A partir do próximo domingo (29), cerca de 150 chefes de Estado e de Governo vão participar da cúpula do clima em Le Bourget, ao norte de Paris. O evento reunirá pelo menos 40 mil participantes, entre eles 10 mil delegados de 195 países, além de cientistas, observadores, jornalistas e visitantes.
Barack Obama (Estados Unidos), Xi Jinping (China), Angela Merkel (Alemanha) e Enrique Peña Nieto (México) estão entre os líderes esperados.
O objetivo da conferência é limitar o aquecimento a 2ºC em relação à era pré-industrial, reduzindo as emissões poluentes que causam a mudança climática.
Manifestações
Depois da primeira passeata, realizada sexta-feira na cidade australiana de Melbourne, cerca de 3 mil estudantes, ativistas e religiosos foram às ruas nas Filipinas para exigir a redução das emissões de gases causadores do efeito estufa. O arquipélago tem-se tornado cada vez mais alvo de devastadores tufões, um dos efeitos da mudança climática.
"Protejam nossa casa comum" e "Justiça climática" eram alguns dos slogans nos cartazes dos manifestantes nas ruas de Manila.
"Queremos enviar uma mensagem ao resto do mundo, em particular aos líderes do planeta que participam da Conferência sobre o Clima: nossa sobrevivência não é negociável", afirmou porta-voz do Movimento dos Povos Asiáticos sobre a dívida e o desenvolvimento.
Em Bangladesh, um dos países mais pobres da Ásia ameaçado por inundações, cerca de 5 mil pessoas pediram ação imediata. Em Brisbane, na Austrália, e na Nova Zelândia, vários ativistas também protestaram.
Milhares de manifestantes são esperados em diferentes atos em outras cidades asiáticas, assim como em Johannesburgo e em Edimburgo. Para domingo, foram convocadas mobilizações em Seul, Londres, Madri, Rio de Janeiro e Nova York, entre outras cidades.
Depois dos atentados de 13 de novembro, a França decretou estado de emergência, reforçou o controle de suas fronteiras e deslocou forças de segurança para pontos sensíveis.
Cerca de 10 mil homens das forças de segurança foram enviados para Paris para proteger a COP21. Desse efetivo, 2.800 agentes estarão estacionados no local da conferência, organizada no parque de exposições aeronáuticas Le Bourget.
 G1 Natureza
 

Nenhum comentário:

Postar um comentário