sexta-feira, 27 de novembro de 2015

Australianos fazem manifestação contra mudança climática

 
Milhares de pessoas protestaram nesta sexta-feira na cidade de Melbourne, na Austrália, para que os líderes mundiais fechem um acordo para combater a mudança climática na Cúpula do Clima de Paris.
A manifestação reuniu 60 mil pessoas, segundo os organizadores, e 40 mil, de acordo com as autoridades locais.
A maioria dos australianos quer ações contra a mudança climática. Eles se deram conta de que não é um conceito teórico, afeta a vida cotidiana e querem que algo seja feito", disse o presidente da Fundação de Conservação da Austrália, Geoff Cousins, segundo a emissora "ABC".
Os participantes levaram cartazes com mensagens direcionadas aos líderes mundiais ("Menos palavras, mais ação" e "Justiça climática"), pedindo a proteção do meio ambiente ("Não temos outro planeta") e em defesa das espécies ameaçadas ("As tartarugas precisam de um clima seguro").
Os 195 países signatários da Convenção Marco das Nações Unidas sobre a Mudança Climática (UNFCCC) estarão reunidos em Paris a partir da próxima segunda-feira para participar de Conferência das Partes (COP21) e pensar soluções para combater o aumento da temperatura do planeta.
O Painel Intergovernamental sobre Mudanças Climáticas (IPCC) prevê que, caso nada seja feito, a temperatura média mundial subirá de 3,7 a 4,8 graus até o ano 2100, em comparação ao nível que existia antes da Revolução Industrial. Isso terá impacto direto na fauna, na flora e no nível do mar, além da proliferação de fenômenos climáticos extremos.

Nenhum comentário:

Postar um comentário