segunda-feira, 9 de novembro de 2015

Essas nuvens maravilhosas parecem ondas

Ondas no céu (Foto: Reprodução)
 
Há alguns dias, a estação de esqui Breckenridge Resort postou a foto acima no Twitter. Pairando sobre as montanhas geladas do Colorado, Estados Unidos, estava uma formação de nuvens bastante curiosa - e muito bonita. Elas pareciam formar uma sequência perfeita de ondas, como se o céu estivesse reproduzindo aquilo que normalmente acontece no mar. O efeito da luz solar na "crista" das nuvens deixou a cena toda ainda mais bonita.
Pode até parecer uma montagem de Photoshop, mas o fenômeno é real e tem uma explicação física bem consistente, fornecida pela dinâmica ou mecânica dos fluidos. Nesse caso específico, o padrão ondulado surgiu devido à chamada instabilidade de Kelvin-Helmholtz. O efeito ocorre quando duas camadas de fluidos apresentam velocidades diferentes.
No caso das nuvens, elas estavam entre uma camada superior de ar que se deslocava mais rapidamente que a inferior, fazendo com que o fluido mais lento seja lançado para cima. Quando temos a sorte de flagrar isso acontecendo bem quando uma nuvem está no meio do processo, podemos admirar ondas no céu por alguns instantes, até que o efeito se desfaça. O mesmo fenômeno ocorre quando o vento passa por uma superfície aquosa, e também na grande mancha vermelha de Júpiter.

Nenhum comentário:

Postar um comentário