quinta-feira, 12 de novembro de 2015

Forebear: Portal mostra 11 milhões de sobrenomes pelo mundo

Forebear
 
O total de 11 milhões, embora sendo muito alto, não abrange todos os sobrenomes do mundo, mas é o suficiente para fazer com que o site de buscas Forebears possa se gabar por compilar uma enorme base de dados, que pode ser pesquisada gratuitamente, sobre a origem e distribuição de nomes de família em todo o mundo.
O buscador mostra sobre um mapa-múndi os países com maior ou menor frequência de um sobrenome. Também traz uma lista com o número de pessoas que possuem determinado sobrenome, sua frequência de uso (seguindo um formato do tipo "uma em cada X pessoas tem esse sobrenome") e a posição que ocupa no ranking de sobrenomes de determinado país.
O Forebears também fornece, em forma de dicionário, informações sobre o significado dos sobrenomes e os motivos históricos para a sua distribuição geográfica no planeta. O portal afirma que a maioria dos sobrenomes no mundo é patronímica, ou seja, deriva do nome de um ancestral masculino, mas também há muitos relacionados a profissões, regiões geográficas ou lugares, e, em menor medida, os descritivos e matronímicos (derivados do nome de uma antepassada).
 
 
O portal usa uma variedade de fontes, tais como registros civis e de igrejas relativos a nascimentos, casamentos ou falecimentos, censos, testamentos, hemerotecas, obituários ou listas telefônicas. Além do buscador de sobrenomes, o site fornece informações sobre centenas de fontes para genealogistas.
El País.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário