quinta-feira, 26 de novembro de 2015

Nasa acredita ter descoberto mistério sobre megaestrutura alienígena


No mês passado, a identificação de uma estrela enigmática emitindo misteriosos padrões de luz incentivou os cientistas a cogitar a possibilidade de vida alienígena naquele local. Um deles até mencionou que o comportamento estranho e incomum da estrela lembrava um "enxame de megaestruturas", a uma possível civilização de ETs.
Como refere a BBC Brasil, a Nasa (agência espacial americana) estava monitorando a estrela há quatro anos, chamada KIC 8462852, e constatou padrões estranhos de luminosidade em 2011 e em 2013.
Recentemente, achados da agência sugerem a hipótese de que a aparência da estrela provavelmente seja causada por uma família de cometas viajando em uma órbita longa e rara em torno dela, conta a publicação.
A luz da estrela foi bloqueada em 2011 pois à frente da família haveria um enorme cometa, que foi detectado pela missão Kepler da Nasa. Já em 2013, houve novementa o bloqueio da luz da estrela e os padrões luminosos, pois o restante da família, fragmentos de cometas de diferentes tamanhos, teriam passado novamente em frente à estrela.
Alienígenas
Após a identificação da estrela, o astrônomo Jason Wright, da Universidade da Pensilvânia, referiu que parecia "algo que você esperaria ser construído por uma civilização alienígena".
Tabetha Boyajian, pesquisadora na Universidade de Yale, disse se tratar de "algo nunca visto".
Ainda de acordo com a BBC, pesquisadores utilizaram luz infravermelha para detectar movimento de calor em torno da estrela. No entanto, os cometas não estavam visíveis nas observações feitas neste ano. Por isso, o caso ainda está em aberto.
"Nós talvez ainda não saibamos o que está ocorrendo em torno dessa estrela, e é isso que a torna tão interessante", afirmou o astrofísico Massimo Marengo, que conduziu o estudo da Nasa, baseado em dados do telescópio espacial Spitzer.
Marengo explica que serão necessárias maiores observações para esclarecer o caso da KIC 8462852.
"Essa é uma estrela muito estranha, que me lembra quando descobrimos os pulsares (estrelas de nêutrons que emitem ondas de rádio). Eles estavam emitindo sinais estranhos que ninguém havia visto, e o primeiro a ser descoberto foi batizado LGM-1 (iniciais de 'pequeno homem verde', na sigla em inglês)".
BBC.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário