domingo, 14 de março de 2010

Após terremoto, Haiti vive caos ambiental

O Haiti está enfrentando um grande desafio ambiental, dois meses após o terremoto que matou mais de 250 mil pessoas. Segundo o programa das Nações Unidas para o Meio Ambiente (Pnuma), o país já tinha o maior índice de degradação ambiental do Caribe, e o tremor de terra só piorou a situação.
Entre os problemas que mais preocupam a agência da ONU, estão o despejo de entulhos, a eliminação de detritos nas cidades e de resíduos hospitalares. A Pnuma fez ainda alerta, ressaltando a necessidade urgente de restauração do sistema de saneamento do país.
Outra preocupação ambiental da ONU é a ameaça às florestas, já que houve aumento da demenda por madeira e outros produtos para reconstrução do país, onde milhões ainda estão desabrigados. Há ainda planos para a recuperação de incineradores e a criação de estações de biogás, que poderão utilizar lixo para gerar eletricidade.
Não é tão simples reerguer um país devastado...Esperamos que a ajuda humanitária  continue até que os problemas sejam todos resolvidos, pois são milhões de pessoas em estado crítico de vulnerabilidade e os prejuízos ambientais ali decorrentes, atingem todo o planeta!!! É um problema de todos nós...
(Fonte: O Estadão online) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário