sábado, 6 de março de 2010

Bali - Refúgio Romântico revelado em filme

A escritora americana Elizabeth Gilbert autora do famoso best-seller "Comer, Rezar e Amar" (editora Objetiva), viveu em Bali a parte mais romântica da aventura pessoal descrita em seu livro que agora vai virar filme protagonizado por uma dupla de peso: Julia Roberts e Javier Bardem.
Julia que interpreta a escritora americana, e Bardem que viverá o brasileiro Felipe, se apaixonam em Bali, nos últimos meses do ano sabático em que Elizabeth embarca para esquecer um divórcio traumático.
Ela come muito na Itália, reza sem parar na Índia em quatro meses de contínua exploração espiritual, mas é na mais famosa das ilhas da Indonésia onde tornou-se discípula de um velho Xamã, que se apaixona - por um brasileiro!!! e da melhor maneira possível: inesperadamente!
O livro, com cinco milhões de cópias vendidas em todo o mundo, aumentou a procura por Ubud, um dos lugares mais sedutores de Bali, e o filme, rodado na cidade, deve atrair ainda mais turistas para o pequeno vilarejo, longe do Oceano Índico, onde a história real aconteceu.
A escritora conjugou o verbo amar em Bali, e fala sobre o que pode acontecer quando você assume a responsabilidade por seu próprio contentamento e pára de tentar  viver seguindo os ideais da sociedade, abrindo-se, então, para as mudanças...Lindo, lindo!!!
Sinto dizer, contudo, que o filme recém está sendo rodado e deverá estrear somente em 2011...!!!
Bali é a única ilha de maioria hindu no arquipélago da Indonésia, o país de maior população muçulmana do mundo. Seu clima de descontração fez do lugar um ponto de encontro internacional, onde todos falam inglês.
A grande concentração de nacionalidades e os hábitos ocidentalizados, infelizmente, também atraíram a ira dos radicais islâmicos, que atacaram a ilha duas vezes nos últimos 10 anos (2002 e 2005). A segurança reforçada nos lugares mais frequentados é uma herança dos atentados, mas não chega a incomodar.
O hinduísmo foi exportado da Índia para Bali pela realeza de Java, que fugiu para a ilha no século XVI, levando seus artesãos e sacerdotes, para escapar de uma revolução islâmica. A religião praticada pelos balineses mistura aspectos do animismo e do budismo e segue uma hierarquia complexa e patriarcal. No livro "Comer, Rezar e Amar", aprendemos que é mais fácil decifrar o genoma humano do que entender as divisões sociais do lugar. Ainda são fortes as tradições nesta ilha cada vez mais globalizada.
(Fonte: O globo notícias online - livro "Comer, Rezar e Amar") 

Nenhum comentário:

Postar um comentário