quarta-feira, 3 de março de 2010

Festival de Kumbh Mela - Índia

Uma das mais importantes celebrações que acontece na Índia - O Festival de Kumbh Mela - que vai até o fim de abril, é um dos mais importantes para os hindus e é também a maior reunião do planeta!!! Em sua última edição, mais de 60 milhões estiveram lá. Grande parte com um único objetivo: Banhar-se no Ganges e livrar-se de todos os pecados.
Neste ano, são esperados perto de 70 milhões para celebrar esse festival religioso, importantíssimo para os hindus. Eles acreditam que um banho no Ganges nessa ocasião pode lavar todos os pecados de uma pessoa. A origem da festa nasceu de um mito do hinduísmo, religião predominante na Índia, em que a lenda diz que, certa vez, os deuses perderam toda sua força. Para recuperá-la, só havia um jeito: agitar o oceano procurando o Kumbh, a urna que guardava o amrit, o néctar da imortalidade.
Para encontrá-lo, eles tiveram de proclamar uma trégua e trabalhar junto com seus inimigos os demônios Asuras. Mais do que isso, prometreram que dividiriam o néctar igualmente depois que o encontrassem. Só que não cumpriram o acordo. Quando a urna apareceu, deuses e demônios lutaram por doze dias e doze noites. Os deuses venceram a luta, mas, durante a batalha Vishnu voou com o pote e deixou derramar algumas gotas do amrit em quatro lugares da Índia: Prayag, Haridwar, Ujjain e Nashik.
O Kumbh Mela acontece a cada três anos às margens do rio Ganges em uma dessas quatro cidades. Elas recebem o festival numa espécie de rodízio, até completar um ciclo de doze anos. Este é o motivo da relação dos indianos com o rio Ganges!!!
(Fonte: Revista Marie Claire) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário