sexta-feira, 12 de março de 2010

Aquecimento global diminui tamanho dos pássaros...

As mudanças climáticas estão mudando o tamanho dos pássaros nos Estados Unidos e Canadá, conforme  estudo realizado com meio milhão de pássaros de mais de 100 espécies. A maioria das aves está ficando mais leve e com asas menores. A mudança de tamanho aconteceu nos últimos 50 anos, como mostra o artigo publicado na revista científica Oikos.
Biólogos da Universidade de Zurique e do Carnegie Museum of Natural History, que formaram a equipe que coordenou o levantamento, não sabem dizer, no entanto se a mudança poderá prejudicar no futuro a saúde dos pássaros.
As aves estudadas foram capturadas na Pensilvânia, nos Estados Unidos, entre os anos de 1961 e 2007. Elas eram pesadas e tinham seu comprimento e suas asas medidos. Das 83 espécies que migram na primavera 60 ficaram menores. Das 75 que migraram no outono 66 diminuiram de tamanho. Para cientistas, alguns pássaros serão afetados pela mudança de tamanho e outros não.
No momento, a preocupação de pesquisadores é entender se outras espécies vão responder da mesma forma ao aquecimento global e encolher de acordo com o aumento das temperaturas. Na biologia, a "regra de Bergman" diz que animais de locais mais frios tendem a ser maiores, e bichos de zonas quentes costumam ser menores.
(Fonte Globo online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário