quarta-feira, 3 de março de 2010

O risco do espetáculo

Os espetáculos com orcas são as grandes atrações dos principais parques aquáticos do mundo. Atraem multidões, fascinam crianças e adultos. Por isso causou tanta consternação a morte, na semana passada, da treinadora americana, no SeaWorld de Orlando. Um espetáculo que era para ser divertido, de censura livre, virou uma cena de violência.
Quem pesquisa e trabalha com orcas, no entanto, não se surpreendeu: a orca é uma das espécies mais inteligentes e violentas do oceano, o que particularmente, me causou um grande espanto. Imaginava-as  dóceis e fáceis de treinar, por isso busquei entender melhor suas reações.
Segundo os especialistas ela não é uma baleia qualquer. Faz parte do grupo dos cetáceos com dentes (que também inclui o narval, a beluga, o cachalote e os golfinhos). Têm hábitos mais agressivos que as outras baleias. O modo como as orcas atacam filhotes de baleias dá uma boa dimensão de sua astúcia. Em grupos elas cercam a mãe, afastam o bebê para longe e dão-lhe sucessivos caldos. Quando ele cansa, o devoram. A orca tem um planejamento para cada tipo de presa. Na Antártica, elas nadam em torno de blocos de gelo até formar ondas que derrubam as focas na água, onde ficam mais vulneráveis.
Humanos não fazem parte da dieta das orcas. Mas elas não foram feitas para viver em tanques. Ficam estressadas. Na natureza, nadam 150 km por dia e vivem em grandes grupos matriarcais. "Confinar as pessoas em solitária pode levar à loucura", diz um representante do Centro de Oceanografia da Universidade da Flórida. "Por que esperar algo diferente dos mamíferos marinhos"?
A medida em que as orcas vão crescendo, os tanques vão se tornando apertados para elas. "É como uma bomba-relógio. Um dia qualquer, o animal acorda e surta". É difícil prever o dia e a hora da explosão, pois diferentes  dos primatas, os cetáceos não têm expressões faciais que indicam sinais de descontentamento. A frustração de uma baleia com 3,6 toneladas é um grande risco.
Agora, depois da tragédia com a treinadora, vários ativistas estão propondo que todos os cetáceos sejam soltos, nos Estados Unidos. Especialistas, no entanto, afirmam que não seria fácil readaptar os animais à vida selvagem, porque ele não aprenderam a caçar...!!!
Por que retirar os bichos do seu habitat natural???????? Só após alguém "pagar um preço alto" pelas leviandades com que é tratada a natureza, vem à tona as explicações óbvias!!!
Continuamos sem respostas: Por que  tantos danos ao meio-ambiente?
(Fonte: Revista Época) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário