segunda-feira, 1 de março de 2010

Um museu para Frédéric Chopin

Um Museu ultramoderno dedicado a Frédéric Chopin foi inaugurado nesta segunda-feira em Varsóvia, por ocasião do bicentenário do nascimento do compositor.
O museu pretende mergulhar o visitante no universo de Chopin por meio de equipamentos audiovisuais e interativos de alta tecnologia. "O visitante pode seguir um itinerário adaptado aos seus interesses e capacidade de percepção", de acordo com sua curadora, Alicja Knast.
O visitante quando ativa os diferentes elementos da exposição, a um mapa inteligente que serve como ingresso e chave, abre paisagens visuais e sonoras a sua escolha.
O museu possui a maior coleção de objetos relacionados ao grande compositor romântico: manuscritos e edições originais de suas obras, retratos e obras biográficas. O site do museu é http://www.chopin.museum/.
Nesta segunda-feira, dia 1 de março, data provável de seu nascimento, sua música será apresentada nas salas da Filarmônica de Varsóvia, e na casa onde ele nasceu, em Zelazowa Wola, situada a 60 km da capital.
Depois de ter passado os 20 primeiros anos de sua vida na Polônia, Chopin deixou seu país natal, em novembro de 1830, para viver em Viena, e depois em Paris, onde morreu aos 39 anos, em 1849.
(Fonte: UOL notícias online)

Nenhum comentário:

Postar um comentário