quinta-feira, 11 de março de 2010

Projeto de lei quer banir o sal, em Nova York

Um projeto de lei quer banir o sal do preparo de alimentos nos restaurantes de Nova York!!!
Os chefs de cozinha e donos de restaurantes estão se mobilizando contra o projeto considerado polêmico, por banir o sal em todos os restaurantes de todo o estado americano.
O projeto diz que "nenhum dono ou cozinheiro deste estado poderá usar sal no preparo dos alimentos ou em qualquer produto que for consumido pelo cliente". Se aprovado, o restaurante que descumprir a lei deverá pagar multa por cada dia de violação.
Os donos de restaurantes protestam pois defendem a ideia de que os consumidores devem ter o direito de fazer suas escolhas de saúde. As mudanças quanto à ingestão de gorduras trans e de sódio depende mais de modificações dos hábitos em casa, dizem eles. Regular os restaurantes não vai resolver os problemas de saúde que estão alarmando o governo: os americanos consomem em média 3,4 gr de sal por dia - bem acima da recomendação da Associação Americana de Cardiologia, inferior a 2,3 gr. A maior parte desse consumo - 80% - vem de alimentos industrializados e de restaurantes e lanchonetes.
(fonte Globo online)
De fato, uma medida bem polêmica: Por um lado, o governo impondo condições para uma melhor qualidade de vida a uma população, predominantemente de  obesos, e portanto com fator de risco muito alto - por outro lado, o livre arbítrio da população  para fazer suas próprias escolhas... Se a moda "pegar", dá para imaginar o povo gaúcho comendo um churrasco sem sal??? 

Nenhum comentário:

Postar um comentário