terça-feira, 2 de março de 2010

Terremoto chileno encurtou os dias e deslocou o eixo da Terra...

O terremoto de magnitude 8,8 que atingiu o Chile no dia 27, pode ter reduzido a duração dos dias na Terra, segundo afirmaram cientistas da Agência Espacial Americana (Nasa). Deve ter encurtado a duração de um dia a Terra por cerca de 1,26 microssegundos (1 microssegundo é a milionésima parte de um segundo). Os responsáveis pelo estudo fazem parte da equipe do cientista Richard Gross e realizaram um cálculo por meio de complexo modelo computadorizado sobre como o abalo teria modificado a rotação do nosso planeta.
O dado mais impressionante sobre o estudo é sobre o quanto o eixo da Terra foi deslocado pelo terremoto. Eles calcularam que o abalo sísmico deve ter movido o eixo do planeta ( o eixo imaginário sobre o qual a massa da terra se mantém equilibrada) por 2,7 milisegundos (cerca de 8 centímetros).
Afirmam, também, que o mesmo modelo computadorizado foi usado para estimar que o terremoto de magnitude 9,1 que atingiu a Sumatra em 2004 deve ter reduzido a duração do dia de 6,8 microssegundos e deslocado o eixo da Terra em 2,32 milisegundos (cerca de 7 centímetros).
Segundo os cientistas, apesar do terremoto chileno ter sido menor que o terremoto da Sumatra localizado perto do equador, o terremoto chileno aconteceu nas latitudes abaixo dele, o que o torna mais eficaz na mudança do eixo do planeta. Em segundo lugar, a falha responsável pelo terremoto chileno foi mais profunda e em ângulo ligeiramente mais acentuado do que a falha responsável pelo abalo na Sumatra. Isso faz com que a falha no Chile seja mais eficaz para deslocar verticalmente a massa da Terra e, portanto, mais eficaz na sua mudança de eixo.
Porém, os cientistas estão  aguardando maior refinamento dos dados para resultados definitivos. Mas, com certeza podemos afirmar que o abalo sísmico que atingiu o Chile, invariavelmente trouxe consequências profundas ao planeta como um todo.
(Fonte: site do Terra)   

Nenhum comentário:

Postar um comentário