quarta-feira, 31 de março de 2010

O Veleiro de 12 mil garrafas

Ao cruzar o Pacífico num barco feito de recipientes reciclados, um aventureiro bilionário chama a atenção para o impacto do plástico no meio ambiente.
David de Rothschild zarpou no último dia 20, de São Francisco na Califórnia, rumo a Sydney, na Austrália, a bordo do Plastiki, o barco feito 100% de plástico reciclável. Mais que uma aventura, a travessia tem como objetivo estimular o debate sobre como o lixo acumulado nos oceanos destrói ecossistemas e afeta a vida marinha.
O barco atravessará a "grande sopa de plástico", nome dado à maior concentração de lixo do mundo. Milhões de toneladas de material descartado boiam na Costa Oeste dos EUA e Japão devido a correntes marinhas no Pacífico. A travessia, de mais de 15.000 km, deverá durar 100 dias, a uma velocidade de 9,3 km/h.
O Plastiki flutua graças a mais de 12 mil garrafas de plástico, Pet de 2 litros. Elas são coladas (com uma resina à base de castanha de caju) a uma estrutura feita também de plástico reciclado, tratado para aumentar sua resistência.
O primeiro passo foi descartar as garrafas coloridas. Só as transparentes são usadas, lavadas e suas etiquetas removidas. Cada garrafa é amassada e recebe uma carga de gelo-seco, tampada e aquecida. O gelo-seco evapora e gera dióxido de carbono, o que faz o plástico se expandir. Como resultado, a pressão no interior da garrafa aumenta, superando a do pneu de um carro. Então as garrafas são coladas na estrutura de politereftalato de etileno reforçado.
A energia do Plastiki é totalmente limpa. O barco, que será autossuficiente até o final da travessia, pode obter eletricidade de quatro fontes e armazená-las em seis baterias. Ainda contém um motor de biodiesel para ser usado em situações de emergência.
Está aí a receita para quem quizer construir seu próprio barco e singrar os mares...!!!
(Fonte: Revista Época) 

Nenhum comentário:

Postar um comentário