quinta-feira, 25 de março de 2010

Debates sobre o futuro do planeta em Manaus

Nos dias 26 e 27 de março, mais de 300 empresários, políticos, executivos e pesquisadores vão se encontrar em Manaus para o "Fórum Internacional de Sustentabilidade". Na pauta estará a discussão sobre a criação de um compromisso com o desenvolvimento sustentável da Amazônia, difundir mecanismos e práticas bem- sucedidas para essa sustentabilidade e avaliar o valor econômico e ambiental da região. Entre as presenças, estarão:
Al Gore - como personalidade política integra sua posição como membro ativo das causas ambientais, como o lançamento do documentário "Uma Verdade Inconveniente" de grande valor técnico que lhe valeu um Oscar em 2007 nas categorias de melhor documentário e canção original. O filme, inclusive, colocou o ativista em frente aos holofotes até para o Nobel da Paz, no mesmo ano, por sua preocupação ambiental.
James Cameron - diretor, produtor e roteirista de sucessos como Avatar (2009), Titanic (1997) e Alien (1986) também é referência entre os ambientalistas.
Ele é advogado especialista em leis ambientais, regulação do comércio e direitos humanos, é membro da Comissão de Direito Ambiental da União Internacional para a Conservação da Natureza e dos Recursos Naturais, dirige a Pesquisa sobre Meio Ambiente Global e Comércio na Universidade de Yale (EUA), onde é membro sênior e atua também como professor de Direito.
Participou ativamente nas negociações da Eco-92 (RJ) acompanhando a elaboração entre outras causas, do Protocolo de Kioto. Presta consultorias para governos, entidades intergovernamentais e ONGS.
Thomas Lovejoy - cientista que fez fama com a criação de um conceito bastante recorrente entre ambientalistas - a chamada "diversidade biológica". É estudioso ativo da Amazônia há pelo menos 40 anos, pioneiro na pesquisa de fragmentação ambiental e atual presidente do Centro Heinz de Ciência Economia e Ambiente (Washington).
Ainda na década de 80, ele previu a perda de 10 a 20% de todas as espécies do planeta até 2020 e publicou algumas obras que se tornaram referências no mundo científico.
Como se vê pelo currículo, grandes cabeças com talento e reconhecimento inegáveis. Que a preocupação de cada um com o meio ambiente, possa resultar em trocas de experiências  positivas e com soluções de sustentabilidade e responsabilidade social para servir de referências para todo o planeta!!! 
(Fonte: Internet)

Nenhum comentário:

Postar um comentário