sexta-feira, 10 de setembro de 2010

11 de setembro completa 9 anos em meio a tensão polêmica nos EUA

Os atentados contra o World Trade Center e o Pentágono completam 9 anos neste sábado em meio a tensão e polêmica. O plano de um pastor protestante de queimar exemplares do Alcorão - o livro sagrado do Islã - no aniversário do ataque e o da construção de um centro islâmico perto do 11 de setembro, politizaram a data e geraram preocupações nos Estados Unidos e no mundo.
Na sexta-feira, após voltar atrás na queima do Alcorão, o reverendo Terry Jones tentou confundir a opinião pública, dizendo que havia suspendido e não cancelado o ato. Ele quer que autoridades religiosas islâmicas que planejam o Centro perto do marco zero alterem o local da construção.
Pelo mundo, ocorreram protestos em diversos países islâmicos contra a possível queima do livro sagrado do Islã. Afeganistão, Paquistão, Índia e Indonésia enfrentaram manifestações antiamericanas.
Nos EUA, as autoridades advertiram o pastor de que executar o "Dia da queima do Alcorão" pode colocar em risco vidas de soldados americanos no Afeganistão.
O vice-presidente Joe Biden vai comparecer a uma cerimônia em homenagem às vítimas dos atentados em um parque perto do marco zero, onde 2.752 pessoas morreram. Haverá 4 minutos de silêncio, representando os momentos em que os aviões atingiram as torres e quando ambas desabaram.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário