sábado, 4 de setembro de 2010

Oito locais que podem virar "cidades-fantasmas" até 2100

Um dos efeitos mais ameaçadores do "aquecimento global" é que ele pode fazer com que cidades inteiras sumam da face da Terra. Muitos filmes já se ocuparam de mostrar: à medida que o mundo aquece, as geleiras derretem, os oceanos aumentam, e as cidades ficam submergidas. Um dos exemplos mais dramáticos é o da cidade italiana:
Veneza - causa: alagamento
A "Capital das Gôndolas" pode submergir em função do aumento do volume de água. E ainda que não seja uma novidade, tem sido assim por quase um milênio. O fato é que o ritmo acelerou-se rapidamente no século passado. Mas não é o único problema. A migração causada pelo desemprego pode fazer com que algumas cidades que, ainda se ficarem de pé, ou na superfície, virem cidades-fantasma. E catástrofes naturais podem acabar em poucas horas com populações inteiras.
Existe uma lista de lugares "cuide antes que acabe" publicado numa revista americana, onde foram também destacadas:
Detroit - (EUA) causa: desemprego e êxodo populacional
Desde 1950, a população diminuiu para cerca de 910 mil, mais da metade. Ainda que sobreviva à migração maciça, a cidade pode ficar irreconhecível até o fim do século.
Ivanovo - (Rússia) causa: êxodo populacional
Antigo centro têxtil da era soviética, é hoje um dos lugares onde o índice de desemprego é o mais alto da Rússia. A taxa de natalidade está em queda. Se a cidade "sumir", perde também a intelectualidade russa: entre as muitas universidades que há na cidade, a especialidade é a formação de químicos.
Cidade do México - causa: escassez de água e afundamento
Erguida sobre um aquífero, a cidade está afundando. Segundo estimativas, algumas regiões da cidade caíram 9m nos últimos 100 anos, e cada vez que um dos seus 20 milhões de habitantes tem um copo de água, a cidade afunda um pouco mais. Não bastasse isso, o aquífero é a principal fonte de água potável, e tem sofrido com a seca e o rápido crescimento da população.
Nápoles - (Itália) - causa: erupção vulcânica
A cada 100 anos, o Monte Vesúvio explode. No ano 79 a.C., engoliu a cidade romana de Pompéia. Sua última erupção foi em 1944. Situado no sul da Itália, moram na base do vulcão mais de 4 milhões de pessoas, incluídos aí os habitantes de Nápoles, sem contar mais de meio milhão de pessoas na "zona vermelha" - próximas à montanha - que podem não ter tempo de fugir em caso de eventual erupção.
Timbuktu - (Mali) - causa: desertificação
A desertificação problema de vários países na franja sul do Saara, é mais acentuado em Timbuktu, um assentamento de mais de mil anos de idade que serviu de centro de aprendizagem islâmica nos séculos 15 e 16. Há vários projetos em andamento para "reesverdear" a terra, mas algumas regiões já estão semi-enterradas na areia.
São Francisco - (EUA) - causa: êxodo populacional
Uma das cidades que encolhe mais rapidamente na Califórnia, devido à intensa migração populacional. O motivo é "medo dos perigos geológicos" provenientes da falha de San Andreas, localizada ao longo da costa oeste. Qualquer abalo tectônico mais sério pode desencadear o fenômeno cujas proporções são desconhecidas na cidade, mas já foram sentidas em outros países, como no Haiti.
Banjul - (Gâmbia) - causa: erosão e aumento do nível do mar
À medida em que aumenta o nível do mar, a capital da Gâmbia pode sumir completamente, ameaçada pelo oceano de um lado e pela erosão do outro, segundo estudo do Banco Mundial. O problema é mais grave porque Banjul é a principal área urbana  e o centro econômico-administrativo do país, inclusive possui um aeroporto internacional.
Como já são conhecidos os graves problemas, prevenir, (aquilo que ainda é possível ser feito)...é o melhor "remédio"!!!
Site do Terra

  

Um comentário: