O navio "Nordic Barents" está fazendo história ao transportar 40 mil toneladas de minério de ferro da Noruega para a China pelo Oceano Ártico, um atalho através do gelo derretido.
Viajando rumo ao leste pela desolada costa norte da Rússia, o navio que partiu neste sábado é a primeira embarcação comercial com uma bandeira que não a russa que tenta viajar sem escalas pela rota que beira a calota polar do Ártico, camada gelada que se retrai no verão.
Ao usar a rota norte da Europa para a Ásia, o "Nordic Barents" pode economizar 8 dias de viagem. Enquanto muitos cientistas se preocupam (e devem se preocupar, mesmo!) com a ampliação das áreas navegáveis por culpa do aquecimento global, os transportadores vislumbram uma nova rota internacional.
A mina de Sanderson já enviou 15 navios para a China desde que começou a extrair o minério na cidade de Kirkenes, no norte da Noruega. Todos rumaram para o sul, depois para o leste pelo Canal de Suez ou em volta do Cabo da Boa Esperança.
Para alcançar as usinas chinesas, há ainda a ameaça dos piratas, no Oceano Índico. A rota pelo Ártico tampouco é fácil. No sábado a camada de gelo permanecia quase tão grande quanto o território norte-americano, mas durante o verão ele retrocedeu quase que a mesma extensão registrada no maior derretimento do Ártico, em 2007.
O presidente do grupo de pesquisas sobre os oceanos, Willy Oestreng, classificou a viagem do navio como "histórica"! Uma pena que a razão pela qual a viagem se tornou possível, tampouco é heróica...
Fonte: Estadão
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