quinta-feira, 2 de setembro de 2010

Localizado um templo "moabita" de 3 mil anos

A localização de um Templo Moabita de 3 mil anos foi anunciado pelo Departamento de Antiguidades Jordaniano, que classificou a descoberta como uma das mais importantes da Idade do Ferro (que se estendeu de 1500 a 27a.C.).
No templo de três andares e cuja construção, acredita-se ser entre o período de 1200 e 600 a.C. foram encontradas mais de 300 peças. A análise indica que existe possibilidade de a construção fazer parte de um centro político e religioso do reino de Moab, diz o diretor do departamento jordaniano.
A descoberta  ocorreu próxima à cidade de Dibã, a 50 km ao sul de Amã.
"A Idade do Ferro foi um grande e importante período histórico e político no qual reinos fortes alcançaram inúmeros avanços tecnológicos". Acredita-se que os moabitas eram tribos do povo "cananeu" que se estabeleceram nas margens do rio Jordão no século 14 a.C. Seu reino chegou ao fim com a invasão persa, por volta do século 7 a.C.
Entre as peças descobertas, detaque para uma estátua com a cabeça de um touro do deus moabita, além de recipientes, lâmpadas e altares de rituais religiosos.
Na foto - A estela de Mesha inscrição do reino de Moab encontrada no século 19.
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário