quarta-feira, 22 de setembro de 2010

O "Titanic" afundou por erro de manobra

O Titanic colidiu com um iceberg em 1912 por causa de um erro básico de manobra e só afundou tão rapidamente porque um executivo convenceu o capitão a continuar navegando, disse uma escritora em entrevista publicada nesta quarta-feira.
Louise Patten, neta de Charles Lightoller, segundo-oficial do Titanic, disse que a verdade sobre o quase centenário naufrágio ficou oculta para preservar a reputação do seu avô, que depois se tornaria herói de guerra. Ele foi o mais graduado tripulante a sobreviver ao desastre. Segundo sua neta, ele acobertou o erro em dois inquéritos, nos EUA e na Europa, porque isso poderia levar os donos do navio à falência, deixando seus colegas desempregados.
Eles poderiam ter facilmente evitado o iceberg se não fosse pelo erro, disse Louise ao "Daily Telegraph". Em vez de manobrar o Titanic em segurança em volta do iceberg, pela esquerda, assim que ele foi visto à frente, o piloto, Robert Hitchins, entrou em pânico e virou para o lado errado".
Ainda, segundo ela, depois que o erro foi cometido, eles tiveram só quatro minutos para mudar o rumo. Quando o primeiro ofcial, Murdoch - notou o erro de Hitchins e eles tentaram retifica-lo -, era tarde demais.
O avô da escritora não estava de plantão na noite da colisão, mas esteve presente na reunião final dos oficiais antes do naufrágio completo. Ali, ele ouviu não só sobre o erro, mas também o fato de que o presidente da empresa "White Star Line", dona do navio, convenceu o piloto a continuar navegando, o que acelerou o afundamento em várias horas.
"Se o Titanic tivesse ficado parado, teria sobrevivido pelo menos até que o barco de resgate chegasse, e provavelmente ninguém teria morrido", disse Louise.
Em 10 de abril de 1912, quatro dias após ter zarpado, ele naufragou com mais de 1500 pessoas a bordo.
Será que esta viagem que entrou para a história, poderia ter tido um final diferente?
Fonte: Globo online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário