sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Pesquisas recentes dão mais respaldo científico à musculação

Pesquisas recentes mostram que a musculação é importante para a saúde e ajuda a emagrecer. Levantar pesos é um exercício que tem ganhado cada vez mais respaldo científico.
Diversos estudos mostram que o impacto benéfico desta atividade física é muito maior do que se imaginava e, para certos casos, pode trazer resultados melhores do que os exercícios aeróbicos:
# Maior queima de gordura - Um estudo feito pela Universidade de Penn State, mostrou que pessoas acima do peso que começam a praticar musculação três vezes por semana, queimam cerca de 40% a mais de gordura do que quando fazem a mesma quantidade de axercícios aeróbicos.
# Maior gasto calórico - Quem faz musculação gasta mais calorias porque o corpo precisa de mais energia para recuperar os pequenos danos nas fibras musculares causada pelo levantamento de peso. E, uma pesquisa da Universidade de Maine, mostra que as pessoas podem gastar até 71% a mais de calorias do que se imaginava nos exercícios com peso.
Entre os 30 e 50 anos, as pessoas perdem cerca de 10% da massa muscular. O número chega a dobrar aos 60 anos. A musculação ajuda a evitar a perda da massa muscular e deixa o corpo mais definido e modelado.
# Os ossos vão ficar mais fortes - Não são apenas os exercícios aeróbicos de impacto, como a corrida e a caminhada, que fortalecem os ossos. O estudo publicado no "Journal of Applied Physiology" mostrou que, em 16 semanas, a musculação pode aumentar em 19% um hormônio que estimula a densidade óssea.
# Faz bem ao cérebro - A musculação ajuda a controlar a estresse e melhora o humor, segundo um estudo publicado pela Universidade do Texas.
Regura o ritmo circadiano, aumenta a função cognitiva, melhorando a memória, o raciocínio e o foco.
# A saúde agradece - Levantar peso diminui o risco de derrame em 40% e de infartos em 15%. O exercício ajuda a regular a pressã e controla a glicose no sangue, entre outros...
Então, dismistificados os efeitos da musculação! Até então, a bibliografia era muito reticente - não lhe atribuía todos estes benefícios!!!
Fonte: Globo online 

Nenhum comentário:

Postar um comentário