domingo, 26 de setembro de 2010

Descoberta de novos "Geoglifos" em Rondônia

O asfaltamento da rodovia Br-429, que liga Ji-Paraná a Costa Marques, no oeste de Rondônia, levou à descoberta de cinco desenhos gigantes no solo, chamados pelos arqueólogos de geoglifos. A existência dessas figuras ancestrais nesta parte do estado é novidade, e ainda há pouca informação sobre como foram feitas e com qual finalidade.
As estruturas só são identificáveis em imagens de satélite quando a floresta é removida. Para observar os desesnhos em solo ainda recoberto de mata, será necessário usar tecnologia de radar.
Com o avanço do desmatamento e a popularização das imagens de satélite na internet, muitos desenhos têm sido descobertos no solo da Amazônia. Até agora, já são cerca de 300 geoglifos registrados no Acre e no Amazonas.
Desde 1970 quando cientistas perceberam a existência dos geoglifos brasileiros, essas formas geométricas intrigam arqueólogos. Não está claro como foram construídos e nem se tinham finalidade religiosa ou de proteção.
Os geoglifos dão a pista de que, em plena Amazônia, poderiam existir civilizações mais complexas e numerosas do que se imaginava. Os construtores dessas figuras tinham que ter conhecimentos de geometria e ser capazes de realizar grandes obras.
Sua origem, portanto, continua  sendo uma incógnita!!!
Fonte: Globo online


Nenhum comentário:

Postar um comentário