quarta-feira, 8 de setembro de 2010

Um software para línguas extintas

Pesquisadores americanos desenvolveram uma tecnologia capaz de traduzir idioma milenar usado no Oriente Médio durante a antiguidade. O programa de computador foi apresentado na Reunião Anual da Associação para a Linguística Computacional, na Suécia, em julho.
O programa foi capaz de decifrar grande parte do extinto idioma "ugarítico". Essa língua semítica, descoberta nas ruínas da cidade Ugarit, na Síria, ajudou estudiosos do Velho Testamento a compreender textos hebraicos. O novo sistema poderá aumentar o número de idiomas traduzidos por ferramentas como o Google Tradutor.
Para simular a intuição que falta aos computadores os cientistas -, do Laboratório de Inteligência Artificial do MIT -, usaram duas línguas próximas, cujos símbolos relacionados deveriam ocorrer com frequências parecidas. Por meio de um modelo probabilístico, foram mapeados os radicais, sufixos e prefixos semelhantes no "ugarítico" e no hebraico.
Das 30 letras do alfabeto extinto, ele acertou 29 correspondentes  em hebraico. Cerca de um terço das palavras em ugarítico tem cognato em hebraico e, desse total, o sistema identificou corretamente 60%.
Na foto - fragmentos de textos ugaríticos
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário