segunda-feira, 6 de setembro de 2010

"Carne artificial" para alimentar o mundo!

O assunto é sério: - "carne artificial" -  renomados cientistas acreditam que, em 40 anos, não haverá suculentos bifes para todo  mundo. Muitos terão de comer carne produzida em laboratório.
A advertência faz parte de uma série de artigos científicos encomendados pelo governo britânico para projetar a situação alimentar do mundo em 2050. As conclusões: a população será de 9 bilhões de pessoas, e o consumo  per capita de alimentos também crescerá, principalmente nos países em desenvolvimento. Por isso, será necessário aumentar muito a produção. Haverá competição por terra e água, e o preço da comida vai subir.
Nos últimos anos, a tecnologia ajudou. Técnicas de plantio, melhora nas sementes e controle de pragas aumentaram a produtividade. Na pecuária, estudos genéticos, inseminações artificiais e redução de doenças fizeram os animais terem mais peso (30% a mais no caso das vacas desde 1960) e darem mais leite (30% a mais por animal no mesmo período). Chegará um momento, porém, em que preconceitos deverão ser deixados de lado. Aí entra a carne artificial, ou produzida em laboratório.
A carne in vitro já se provou factível e pode ser produzida de uma forma mais saudável e higiênica do que na pecuária atual.
Estudos sobre a carne in vitro começaram há cerca de 10 anos. Trata-se de retirar as células de um animal vivo e fazer com que se reproduzam até virar tecido muscular. Para os cientistas, a necessidade poderá obrigar a população que hoje teme animais clonados a aceitar a carne produzida em laboratório. Portanto, o churrasco, o bife e os derivados, estão com os dias contados!!!
Um total de 280 milhões de toneladas foi a marca atingida pelo mercado de todos os tipos de carne em 2009. As pessoas comeram em média, 41,6 kg de carne per capita.
Fonte: J.Zero Hora

Nenhum comentário:

Postar um comentário