sexta-feira, 24 de setembro de 2010

"Água em Pó" existe!

"Água em Pó" existe e pode reduzir o aquecimento global!
É o que afirma o cientista britânico Andrew Cooper - autor da descoberta - apresentada no 240º Encontro Nacional da Sociedade Americana de Química, nesta quarta-feira, nos Estados Unidos.
Em pesquisas de laboratório, ele descobriu que a substância é capaz de absorver o dióxido de carbono, um dos gases que causam o efeito estufa. Parecida com um punhado de açúcar, a "água em pó" é formada por moléculas de água e sílica (SiO2, dióxido de silício). Cada grão do pó possui uma concentração de 95% de água, a mesma de uma melancia.
Graças a essas características, a "água em pó" pode armazenar gases, como o dióxido de carbono (CO2), um dos principais responsáveis pelo aquecimento global. Ele garantiu que a substância absorve três vezes mais CO2 que água e sílica separadas - e, melhor, no mesmo espaço de tempo. A"água em pó" também seria capaz de acelerar a produção de matéria-prima utilizada na fabricação de remédios, alimentos e outros produtos de consumo.
"Não há nada parecido com isso. Esperamos que a "água em pó" ajude a resolver muitos problemas no futuro, como por exemplo utilizá-la para outros fins, como transporte de materiais industriais e nocivos", disseram.
A "água em pó" foi descoberta em 1968, mas recebeu pouco destaque na comunidade científica até 2006, quando seu uso foi retomado pelos cientistas britânicos. Foi só recentemente que eles descobriram que ela pode ser utilizada para armazenar gases.
Sem dúvida é uma ótima notícia! Provavelmente será esta é  saída para fazer frente à escasses de água que já assola muitas comunidades e prevista numa escala maior para um futuro bem próximo!!!
Fonte: Revista Veja online  

Nenhum comentário:

Postar um comentário