Começam a chegar ao Brasil serviços em que o espectador aluga filmes direto da internet, na televisão, competindo com a TV por assinatura!!!
Enquanto o mercado assiste à polêmica sobre a entrada das "teles" no mercado de TV paga, com um projeto de lei para o setor à espera da votação no Senado, o conteúdo começa a chegar aos televisores brasileiros por outros meios. Serviços que permitem baixar vídeos na internet diretamente no televisor ameaçam tornar, daqui a algum tempo, essa discussão obsoleta.
Há alguns anos, as operadoras de telefonia apostavam numa tecnologia chamada IPTV (sigla de televisão por protocolo de internet) para oferecer vídeo por meio de sua infreestrutura. Apesar de usar a tecnologia da internet essa solução criaria redes controladas, como a da TV paga. O panorama mudou.
A telefônica começou a vender este mês seu serviço "On vídeo", em que o cliente paga uma taxa mensalmente, por um conversor que é ligado diretamente na banda larga, e pode alugar filmes baixados via internet. Esse equipamento concorrerá com a Apple TV e o Google TV, que ainda não estão disponíveis no Brasil, e com os televisores com Broadband TV, que se conectam à internet.
Esta tecnologia que permite aos telespectadores assistirem conteúdo direto da internet na TV é chamada de "Over the Top Television".
A telefônica já importou caixas do serviço "on vídeo", produzidas na China. A ideia é testar a reação dos consumidores nos próximos meses. O aparelho, que se conecta ao televisor e à banda larga, com cabo de rede ou conexão sem fio "Wi-Fi", é oferecido em comodato.
Importante: O "on vídeo" funciona com qualquer banda larga, mesmo que não seja da telefônica!
Fonte: Estadão
Nenhum comentário:
Postar um comentário