terça-feira, 14 de setembro de 2010

Os Túmulos mais misteriosos da História

Até hoje, pesquisadores ainda não conseguiram localizar com certeza absoluta os corpos de algumas das grandes personalidades do passado.
Nenhum historiador tem certeza absoluta da localização dos restos mortais de: Gêngis Khan - por certo o relato mais impressionante - reza a lenda que o líder mongol foi enterrado por um grupo de fiéis seguidores que tratou de apagar os vestígios de sua tumba e até assassinar quem presenciou a cerimônia de sepultamento. Desde então, o paradeiro do corpo de Gêngis Khan é desconhecido, e o último passo importante dessa busca foi dado em 2004: arqueólogos encontraram o palácio do general e, ao que tudo indica, seu corpo descansa em algum lugar próximo ao edifício.
Outro célebre em questão é o paradeiro do corpo do navegador genovês Cristóvão Colombo -, morto em 1509 -, o descobridor da América foi originalmente sepultado na cidade de Valladolid, na Espanha. Atendendo um pedido do próprio Colombo, em 1537 os espanhóis transportaram seus restos mortais para a ilha de Hispaniola, hoje dividida entre o Haiti e a República Dominicana. Quase 200 anos depois, quando a Espanha perdeu parte desse território para a França, o corpo do explorador foi para Cuba, onde ficou até 1898. Desde essa data, Colombo descansa em Sevilha.
O problema é que a República Dominicana afirma que o corpo do navegante nunca saiu do país, chegando até a apresentar o que seriam seus restos mortais. Um teste de DNA realizado em 2006, no entanto, provou que a sepultura de Sevilha pertence de fato ao explorador espanhol, mas a prova dos dominicanos nunca foi testada, o que impede a palavra final sobre o "caso Colombo".
Por fim, outro mistério que pode estar prestes a ser desvendado, pois arqueólogos acreditam estar muito perto de localizar - a tumba de Cleópatra e Marco Antônio. O famoso casal se suicidou no ano 30 d.C., mas o local onde foram sepultados permaneceu uma incógnita por quase 2 mil anos.
Agora, as escavações em curso nos arredores do templo Taiposiris Magna, no Egito, começam a revelar o que podem ser as pistas para a solução do enigma, com um busto da rainha, recentemente encontrados no local!!!
Fonte: História Viva

Nenhum comentário:

Postar um comentário