domingo, 12 de setembro de 2010

Autor do best-seller 1808 fala do novo livro

O jornalista Laurentino Gomes falou sobre seu novo livro, dizendo que há um motivo para comemorar: a História do Brasil está na moda!
Com o livro "1808", lançado a dois anos, ganhou o Prêmio jabuti chegou à marca de 600 mil exemplares vendidos, mostrando que há demanda por livros acessíveis sobre a história do país.
Agora com seu novo livro, recém-lançado: "1822", ele narra os acontecimentos posteriores à volta de Dom João VI para Portugal e descreve o papel de personagens como Dom Pedro, José Bonifácio e o mercenário britânico Thomas Cochrane na Independência do Brasil.
Em entrevista, declarou que ficou satisfeito com o livro, embora não tenha ilusão de ter alcançado a verdade histórica. "O que procuro fazer é lançar sobre os personagens um olhar equilibrado: mostrar que Dom Pedro era, sim, um farrista, boêmio e aventureiro, mas foi também um jovem príncipe submetido a uma pressão poderosa num dos momentos mais cruciais da história do Brasil e de Portugal. Era uma pessoa de carne e osso, com sofrimentos, angústias e dificuldades para tomar suas decisões. E o Brasil de hoje deve sua existência a esse personagem".
E, para entender o Brasil de hoje, o próximo livro a ser lançado será: "1889" a história, partir da Proclamação da República que foi uma ruptura violenta, com consequências enormes na forma como vemos o Brasil. "A gente não se reconhece nos heróis nacionais da Monarquia nem nos da República. Isso se reflete num país com baixa autoestima, sem referências históricas", diz.
Ele quer cobrir as três datas ícones da formação do Estado brasileiro. O estudo de 1808, 1822 e 1889 serão para ajudar a entender o Brasil de hoje!
Longe de ser propaganda: - gostei muito de "1808" -  interessante e esclarecedor! Já iniciando a leitura de "1822" -, para não perder o fio...
Fonte: Rev.Época

Nenhum comentário:

Postar um comentário