sexta-feira, 10 de setembro de 2010

Metrô de Paris usará calor humano para aquecer prédio

Lendo o título da notícia, não se pode imaginar do que se trata - parece ficção científica - mas não é!
O metrô de Paris conta com 211 km de trilhos, em 16 linhas e 298 estações. O calor gerado corpo dos passageiros do metrô será utilizado para o aquecimento de um prédio próximo a uma de suas estações. O sistema irá aproveitar uma ligação existente com o prédio.
A energia emitida pelos corpos dos usuários e gerado pelo movimento dos trens será capturado e transportado até trocadores de calor no prédio. Um fluxo de ar passará pelos trocadores e o ar aquecido subirá por tubulações até os apartamentos.
O calor médio emitido por cada usuário é de 100 wats e, juntamente com o calor do movimento dos trens, mantém uma temperatura média de 14 a 20 graus celcius durante todo o ano nos túneis. Assim, o sistema deverá aquecer 17 apartamentos e deve diminuir as emissões de carbono em um terço, se comparado com o sistema convencional de caldeira, explica o site Pop Sci.
O prédio em questão está localizado na rua Beaubourg e passa por uma revitalização, adotando um caráter mais verde, conta o site Planet Ark. O sistema será lançado ainda este ano e deverá entrar em funcionamento no início de 2011.
O metrô de Paris garante que o projeto é algo único e aproveita uma conexão entre a estação e o prédio. Porém, construir esta ligação entre outras estações e outros prédios seria muito caro.
Realmente é um projeto inusitado mas sobretudo criativo! Provavelmente não vai resolver todos problemas ambientais. É uma pequena parcela de contribuição que pode fazer a diferença, se todos as pessoas tivessem esta visão!!!
Fonte: Globo online
  

Nenhum comentário:

Postar um comentário