quinta-feira, 9 de setembro de 2010

Crise Climática no futuro

Crise climática virá com emissões de carbono no futuro. Se todos os carros, caminhões e Usinas Termoelétricas que hoje emitem gases do efeito estufa não fossem substituídos ao fim de suas vidas úteis, o acúmulo de carbono iria ficar abaixo do nível que muitos cientistas consideram o limite para que surjam os efeitos catastróficos do aquecimento global - é o que informam pesquisadores na revista Science!
Esse boicote universal não vai acontecer, mas a questão hipotética foi formulada para calcular quanto o planeta viria a se aquecer se as tecnologias que hoje geram gases do efeito estufa fossem substituídas por alternativas limpas.
Se todos os dispositivos fossem abandonados ao fim de suas vidas úteis - 40 anos para uma usina elétrica de carvão, 17 anos para um carro de passageiros americano de último modelo - a temperatura global subiria 1,3ºC sobre ps os níveis pré-industriais.
Isso corresponde a uma elevação do carbono atmosférico a 430 partes por milhão, ou ppm. A variação de temperatura ficaria abaixo dos 2ºC considerados o limite perigoso, e que será atingido se o nível de CO2 na atmosfera chegar a 450 ppm ou mais.
A elevação perigosa provavelmente ocorrerá até o fim deste século, já que a probabilidade de parar toda a produção de veículos e indústrias que requerem combustíveis fósseis é zero, disse o responsável principal pela pesquisa, da Instituição Carnegie: "Queríamos determinar, mesmo se nunca mais construíssemos outro aparelho emissor de carbono, se já estávamos além desses limites - 450 ppm, 2ºC. Foi uma certa surpresa ver, que de fato, os aparelhos que existem hoje não nos levam além desses limites", explicou ele. Ufaaaa!!!
Fonte: Estadão

Nenhum comentário:

Postar um comentário