quinta-feira, 26 de janeiro de 2012

Dia Mundial da Educação Ambiental


Hoje 26 de janeiro é o Dia Mundial de Educação Ambiental!
Em primeiro lugar, o que é educação ambiental? Trata-se de um processo de duas diretrizes, basicamente. A primeira se refere a como o meio ambiente interage entre si, com seus ecossistemas, a importância da atmosfera, a água, o solo, o fluxo de matéria e energia dentro dos diversos contextos naturais, além do comportamento das comunidades. A segunda se refere à interação existente entre o meio ambiente e o homem, a influência das atividades humanas nos ecossistemas, como o homem usa os recursos proporcionados pela natureza, entre outros, com o fim de promover o desenvolvimento sustentável.

Em termos gerais, a educação ambiental é um procedimento que tem como principal finalidade gerar consciência à população sobre a problemática ambiental, além de demonstrar a necessidade de participação no esforço de conservar e proteger o ecossistema.
A educação ambiental aparece formalmente como tema no ano de 1972 com a Declaração de Estocolmo, devido a que a civilização, a industrialização e a ambição desmedida do homem haviam extinguido centenas de espécies da flora e da fauna. Desta forma, nasceu a iniciativa de evitar que as mudanças climáticas afetam o planeta.

Na América Latina, a cultura do meio-ambiente surgiu nos anos oitenta.

Atualmente, busca-se o ensino a partir da própria natureza, transformando-a num recurso educativo que permita melhorar e apreciar o meio ambiente. É indispensável ter a consciência de que a natureza não é uma fonte inesgotável de recursos a nosso serviço, ao contrário, é um ecossistema frágil que tem suas próprias exigências e o qual devemos cuidar para o nosso próprio bem e sobrevivência.

Nenhum comentário:

Postar um comentário