sexta-feira, 13 de janeiro de 2012

Estação Espacial Internacional manobra para evitar colisão

Os astronautas a bordo da Estação Espacial Internacional (ISS, na sigla em inglês) terão de manobrá-la nesta sexta-feira para desviar do lixo espacial gerado pelo choque entre dois satélites em 2009. A colisão com um fragmento de satélite pode danificar seriamente a estrutura e os painéis solares da estação.
A manobra será feita por meio de propulsores do chamado 'módulo de serviço Zvezda', que vão fazer a ISS elevar-se 1,5 quilômetro em sua órbita em torno da Terra. A correção da órbita acontecerá às 14h10 no horário de Brasília. Com isso, a estação estará a salvo de um dos pedaços que sobraram do satélite americano Iridium-33, que, desativado, bateu violentamente na carcaça do satélite militar russo Kosmos-2251 em 10 de fevereiro de 2009. Foi a primeira vez que dois satélites colidiram.
Lixo espacial - Os destroços que restaram do acidente estão entre os cerca de 500 mil detritos espaciais que podem causar riscos e são monitorados em tempo real pela Nasa, a agência espacial americana. A maioria do lixo espacial na órbita da Terra é formada por pedaços de satélites e outros aparelhos que têm até 10 centímetros de diâmetro.
Apesar do pouco tamanho, esses detritos viajam a velocidades até 30 vezes maiores do que uma bala de revólver e podem causar sérios danos a satélites ativos e a veículos tripulados, como a ISS. 
Em junho de 2011, os astronautas da missão já haviam se abrigado em uma cápsula de fuga de emergência, a Soyuz, enquanto a estação atravessava uma nuvem de detritos.
A tripulação atual da ISS é composta por seis astronautas: os russos Oleg Kononenko, Anton Shkaplerov e Anatoli Ivanishin; os americanos Donald Pettit e Daniel Burbank; e o holandês André Kuipers.
Veja.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário