Quase 40 anos após a última missão tripulada à lua, realizada pelos Estados Unidos, o governo chinês confirmou a intenção de enviar seus astronautas ao satélite. O objetivo é tornar o país asiático uma superpotência espacial.
O projeto chinês tem ambições que vão desde fazer descobertas tecnológicas à criação de uma base para vôos espaciais tripulados, de acordo com o documento publicado na última quinta-feira.
Em 5 anos, o país espera enviar um veículo não-tripulado à lua. A chegada dos primeiros taikonautas, como são chamados os astronautas da China, deve acontecer por volta de 2025.
O país, inclusive, já conseguiu enviar dois satélites até a órbita lunar, que serviram apenas para recolher informações fotográficas.
Uma das coisas que mais chama a atenção é o contraste entre a ambição chinesa e o “hiato desconfortável” da NASA, lembra o jornal inglês The Guardian.
Em julho deste ano, a agência espacial norte-americana encerrou seu programa de ônibus espaciais e, entre outros fatores, perdeu habilidade em enviar seus astronautas ao espaço.
“A emergência da China tem o potencial para ameaçar o prestígio dos EUA no espaço”, diz o jornal inglês.
A ambição chinesa contrasta muito com a atual decadência da Nasa!!!
Exame.com
Nenhum comentário:
Postar um comentário