terça-feira, 31 de janeiro de 2012

Não consegue encontrar algo? Seu cérebro pode estar te enganando

Você está completamente atrasado para um compromisso e suas chaves do carro resolveram sumir. Você procura daqui, revira dali e nada das chaves, até que você desiste e pensa ser tudo culpa do "buraco invisível" da sua sala.
Se isso acontece com você, temos uma boa notícia para te dar. Uma pesquisa feita pela Universidade de Waterloo, no Canadá, mostrou que situações como essa não tem nada a ver com forças invisíveis e sim com o seu cérebro.
De acordo com o estudo, a confusão acontece quando seus sistemas cerebrais estão envolvidos na tarefa de procurar pelos objetos perdidos e trabalham em uma velocidade mais rápida do que o sistema do cérebro responsável pela percepção.
Durante a pesquisa, voluntários tentavam, por meio de um programa de computador, encontrar uma forma específica em meio a uma pilha de formas coloridas o mais rápido possível, enquanto o mesmo computador monitorava suas ações. Os resultados mostraram que entre 10 a 20 por cento do tempo, a maioria dos voluntários perdia os objetos, por mais que prestassem atenção nas buscas.
Isso mostrou que os sistemas motores e o sistema responsável pela percepção, ambos presentes no cérebro, são dissociados. Isso quer dizer que quando você procurar um objeto, ambos os mecanismos tentam ajudá-lo, porém eles não são coordenados e não trabalham na mesma velocidade, fazendo com que mesmo um objeto visível possa ser “camuflado” pela nossa cabeça.
Galileu.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário